Componente Curricular: SOCIOLOGIA -PRIMEIRO ANO.
E-mail professor: paulo-vcoelho@educar.rs.gov.br
ETAPA 1.
ATIVIDADE: Leia o texto abaixo (em anexo) e responda:
1- O que é Sociologia?
2- O que é Antropologia?
3- Fale sobre o Positivismo de A. Comte.
(Envie a tarefa para o e-mail do professor até a data determinada pela escola, em anexo nos formatos PDF ou “.doc” Word ou “.docx” Libre Office).
Texto do Prof. Paulo Vinícius
Introdução à Sociologia e Ciências Sociais.
A Sociologia no ensino médio foi pensada como uma disciplina que abordasse , além de temas típicos e próprios da ciência sociológica, também, conteúdos trabalhados pela Antropologia e Ciência política, dessa forma, no decorrer do ano letivo, vamos trabalhar questões típicas dessas três ciências.
Sociologia: tem como intuito elaborar um conhecimento sobre as diversas formas de organização social das comunidades humanas; compreender o humano em sociedade. Compreender e analisar a relação entre sociedade e indivíduo, até que ponto o indivíduo reflete o ambiente sócio-cultural onde está inserido e qual a contribuição de cada indivíduo, tomado de forma particular, para com a coletividade a qual pertence; qual o papel da moral, da estética, das instituições políticas, religião, mídia, mundo do trabalho, ciência, educação, na estrutura organizacional das sociedades. O que são hierarquias sociais, classes ou estamentos, como surgem e por quais motivos. Comparar diferentes formas de organização social, buscando semelhanças e identificando diferenças entre as sociedades e ou comunidades humanas em seus diversos graus de complexidade. Pensar as teorias de grandes autores da sociologia; relações das sociedades humanas com a natureza circundante…
Ciência Política: seu objetivo é analisar e compreender a política, cientificamente, segundo as teorias de grandes teóricos da Ciência Política e sob a perspectiva das possíveis formas de interpretação do conceito de política. Pensar as instituições políticas e os embates pelo poder em nossa e em outras sociedades. Compreender o Estado, as divisões de poder a organização e funcionamento do Estado. Analisar as diversas possibilidades do conceito de democracia e como a ideia original de democracia foi sendo moldada no decorrer da história. Analisar a forma de abordagem e ação política levantada por movimentos sociais, sindicatos e organizações não –governamentais. Pensar sobre a política expressa nas leis oficiais bem como nas reivindicações populares; identificar a política no cotidiano e como a política institucionalizada é afetada por fatores externos à ela. Compreender as influências da economia sobre a política; compreender o capitalismo e outras formas de organização política- econômica e social ( como as propostas pelas teorias socialistas). Identificar e compreender as diversas formas de governo. Analisar os motivos que levam à formação de elites políticas, etc.
Antropologia: pretende analisar e compreender as diversas culturas humanas geradas pelas sociedades e grupos culturais, comparando umas com as outras, buscando semelhanças e diferenças entre elas; compreender as diferenças entre o conceito ultrapassado de raça e o conceito de etnia, pensando como se desenvolvem as relações entre as diversas etnias humanas. Analisar os conflitos culturais contemporâneos gerados pelo processo de globalização; colocar-se no lugar do outro com o auxílio de métodos adequados para tentar compreender o mundo simbólico de culturas estrangeiras ou de grupos culturais diferentes. Pensar as influências dos valores morais, estéticos e das crenças religiosas, sobre a visão de mundo, forma de compreensão de si mesmo e da realidade, em indivíduos de diferentes contextos culturais. Buscar compreender o humano como animal capaz de gerar mundos simbólicos (culturas), construir definições sobre si mesmo e sentidos para sua própria existência…
Contexto Histórico:
-A Sociologia como ciência surgiu no século XIX. Foi o Filósofo francês Auguste Comte (1798-1857), fundador do Positivismo, quem propôs a criação da Sociologia como ciência independente, para estudar de forma mais precisa e cientifica o que antes era pensado dentro das perspectivas de outras ciências como a História e Filosofia.
Comte via a necessidade de uma ciência específica para tratar a questão da vida humana em sociedade, o humano em sua existência coletiva, uma ciência que direcionasse sua atenção à análise das formas de organização e gênese das sociedades humanas, podendo gerar um conhecimento racional que possibilitasse não apenas possíveis previsões sobre acontecimentos sociais, mas, também, fosse uma ferramenta para projetos mais racionais de sociedade que se enquadrassem nas exigências de sua proposta filosófica a qual visava um “progresso da humanidade”.
-O Positivismo foi uma corrente filosófica fundada por Conte que tinha como pressuposto a ideia de que a história humana cumpria uma linha de progresso. O homem primitivo, antes nômade, vivia em florestas abrigando-se em cavernas, em busca constante por alimentos; sua religião era mais simples e voltada para o culto de forças da natureza ou divindades que representavam fenômenos naturais, como espíritos das árvores, um deus rio, o espírito do vento... Cultuava muitas vezes, também, animais os quais poderiam se transformar em totens nas tribos primitivas, para os quais essas tribos recorriam buscando orientação ou força em momentos difíceis ou em batalhas (os indígenas atuais, aborígenes, índios que ainda vivem com pouco contato com a “civilização ocidental”, guardariam resquícios desse estágio evolutivo da humanidade, na visão de A. Conte...); Com o tempo os homens foram aprendendo e inventando técnicas de manipulação, transformação ou controle da natureza, como a agricultura e pecuária, a religiosidade humana sofre, também, alterações.
No momento em que os humanos se tornam sedentários, formam pequenas aldeias fixas que, aos poucos, vão se transformando em cidades, surgem religiões mais complexas como o politeísmo grego ou romano. Com o crescimento das cidades e maior complexidade das sociedades humanas, surgem hierarquias sociais, a necessidade de governo e leis, a religião vai se transformando, surge o Estado organizado e o monoteísmo . Com o tempo os homens vão adquirindo um conhecimento mais profundo sobre a realidade e a Filosofia aparece em um determinado contexto cultural e histórico na Grécia Antiga; tal visão de mundo diferenciada, fundamentada no discurso racional , convive com formas mais primitivas de pensamento, mas, para Comte a Filosofia racional representaria a superação da visão religiosa.
Dentro da Filosofia desenvolvem-se as ciências empíricas ( empírico é aquilo que é palpável, que posso perceber com meus sentidos...), as ciências naturais e exatas (física, a biologia, química e a matemática - que embora não seja uma ciência empírica, serve de modelo para os métodos das demais ciências - ), essas últimas ciências seriam a etapa final da linha de progresso do pensamento humano e deveriam proporcionar a possibilidade de construção de uma sociedade humana mais racional, voltada para a ideia de aprimoramento e apologia do conhecimento científico. A Sociologia entraria , para Comte, no grupo das ciências empíricas. Junto com a Biologia a Sociologia seria, para o filósofo francês, uma importantíssima ciência, para ele, na verdade a mais importante.
Na proposta positivista, a Sociologia deveria estar fundamentada em métodos típicos das ciências naturais, como a Biologia, para gerar um conhecimento sólido e preciso sobre as sociedades humanas.
O Positivismo está presente no lema da bandeira brasileira “ordem e progresso” (a ordem seria consequência de um planejamento racional e científico da sociedade, onde a Sociologia seria fundamental e essa ordem geraria um progresso).
A proposta de Comte para a Sociologia foi muito criticada, já que algumas de suas propostas eram difíceis de serem sustentadas ou eram mal compreendidas por seus críticos, em especial a noção de progresso, hoje abandonada pela Sociologia contemporânea (com exceção da visão marxista que ainda mantém uma noção de progresso segundo a perspectiva do Mateialismo Histórico e Dialético). Outras propostas surgiram e se levantou a necessidade de criação de métodos diferenciados para a sociologia, distanciando-a das Ciências Naturais, fazendo da Sociologia uma ciência autônoma, fundamentada em métodos próprios, mais uma das Ciências Humanas, no mesmo campo da História, Psicologia e Geopolítica e estudada nas universidades muitas vezes dentro de cursos de Ciências Sociais (acompanhada da Antropologia e Ciência Política).
Prof. Paulo Vinícius N. Coelho
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