CONTRIBUIÇÕES PARA O CURRÍCULO
Professor Paulo Vinícius N. Coelho
FILOSOFIA, PRIMEIRO ANO.
Objetivos, Habilidades e Transversalidades: Conhecer temas fundamentais da
história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para
desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e
professor; estabelecendo “links” com temas de outras ciências e artes.
1º Trimestre - Objetos do Conhecimento.
-Introdução à Filosofia.
.Diferenças entre “Mito” e “Logos”.
.Peculiaridades do discurso filosófico.
.A Filosofia como uma base para o pensamento científico.
.Argumentação racional.
-Introdução à Teoria do Conhecimento.
.O que é conhecimento?
.O que é realidade?
.O que é a mente humana?
.Definições possíveis sobre “verdade”.
-Pensando Filosoficamente a Cultura.
-Pensando Filosoficamente sobre a relação da espécie humana com as demais (e a Natureza como um todo).
.A espécie humana como manifestação consciente da Natureza.
-História da Filosofia Antiga.
Período Pré-Socrático.
.Conceito de Phýsis e Archê.
.Conceito de Ser (Onto) e definição de Ente.
.Os Filósofos Da Natureza (Filósofos da Phýsis; Cosmólogos ou Pré-Socráticos):
.Tales;Anaximandro;Anaxímenes.
.Parmênides.
.Heráclito.
.Demócrito.
.Empédocles.
.Pitágoras.
1º Trimestre - Habilidades
Conhecer temas fundamentais da história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e professor(a).
2º Trimestre - Objetos de conhecimento
-História da Filosofia Antiga. Período Clássico:
.Sócrates.
.Platão.
.Aristóteles.
.Os Sofistas.
-Introdução à Ética.
.Diferenças entre Ética e Moral.
.O que são “valores morais”?
.Diferenças entre Ética, Moral, Direito, Justiça.
.Relações entre a Moral e a Cultura.
.A Teoria de Piaget relacionada ao comportamento moral.
.A Teoria de Kohlberg.
-Direitos Humanos.
.O que são Direitos Humanos.
.As três gerações dos Direitos Humanos.
.A noção de Justiça como Equidade.
2º Trimestre - Habilidades
Resposta: Conhecer temas fundamentais da história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e professor(a).
3º Trimestre - Objetos de conhecimento
-Introdução à Filosofia da Arte (Estética).
.Definições sobre Arte.
.A noção de "belo" na Arte.
.Pensando filosoficamente sobre os períodos da História da Arte.
.Arte Conceitual Contemporânea.
.A Arte como forma de conhecimento.
.A Arte como ferramenta de crítica social.
-Noções sobre Ética Kantiana:
.Imperativo Categórico e Imperativo Hipotético.
.Autonomia e Heteronomia.
-Utilitarismo Ético.
-Introdução à Filosofia da Ciência:
.K. Popper e a “falseabilidade”.
.T.Kuhn e o conceito de “paradigma”.
.Feyerabend “contra o método”.
-Noções sobre Psicologia:
.Psicanálise (Inconsciente, Ego, Id, Superego, repressão...)
.Psicologia Comportamental (cérebro e corpo respondendo a estímulos do ambiente; condicionamento operante, reforço positivo e negativo).
3º Trimestre - Habilidades
Conhecer temas fundamentais da história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e professor(a).
Comentários