Prof. Paulo Vinícius
CONTRIBUIÇÕES PARA O CURRÍCULO
FILOSOFIA, SEGUNDO ANO.
Objetivos, Habilidades e Transversalidades: Conhecer temas fundamentais da
história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para
desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e
professor; estabelecendo “links” com temas de outras ciências e artes.
1º Trimestre - Objetos do Conhecimento
-Teoria do Conhecimento:
.O racionalismo de R. Descartes : “As Meditações Cartesianas”; o método; dúvida metódica; o “cogito”; dualismo “corpo-consciência”.
.Empirismo Britânico : F.Bacon; J.Locke; D.Hume.
.Criticismo Kantiano (Filosofia Transcendental).
.O panteísmo de Espinosa.
-Filosofia Política e Social:
.Nicolau Maquiavel : A Política como jogo de poder e pelo poder na obra "O Príncipe".
.Contratualismo Clássico: Estado de Natureza; Contrato ou Pacto Social; Estado Político e Sociedade organizada em: Hobbes; Locke; Rousseau.
-Liberalismo Clássico:
.Três Aspectos do Liberalismo Clássico: Liberalismo Político; Econômico; Moral.
.A Democracia Liberal Representativa.
-Liberalismo Social e Keynesianismo.
-Teorias Socialistas :
.Materialismo Histórico Dialético (Socialismo Científico).
.Anarquismo (Socialismo Libertário).
1º Trimestre - Habilidades
Conhecer temas fundamentais da história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e professor(a).
2º Trimestre - Objetos de conhecimento
-História da Filosofia (Filosofia Medieval):
.Patrística e Escolástica.
-Teorias Éticas (Filosofia Moral):
.Ética em Platão.
.Ética em Aristóteles.
.Epicurismo e Estoicismo.
.Ética Kantiana.
.Utilitarismo.
.A "Compaixão" em Schopenhauer.
.Bioética.
-Filosofia Política e Social:
.O Estado e a sociedade.
.Pensando Filosoficamente sobre modelos de Democracia.
.Análise crítica de modelos políticos autoritários.
2º Trimestre - Habilidades
Conhecer temas fundamentais da história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e professor(a).
3º Trimestre - Objetos de conhecimento
-História da Filosofia (Pensando as tradições Orientais):
.Budismo.
.Taoísmo.
.Confucionismo.
-O Pensamento de M. Foucault.
-Temas de Filosofia da Arte (Estética).
-Noções de Lógica: Falácias e Argumentação.
-Filosofia da Ciência: O método das Ciências Humanas.
-Temas de Filosofia Social :
.Ideologia.
.Trabalho e Alienação.
.Hierarquias de poder.
.Classes sociais.
.Movimentos sociais.
.As novas tecnologias e a cultura.
3º Trimestre - Habilidades
Conhecer temas fundamentais da história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e professor(a).
Componente Curricular: SOCIOLOGIA. PRIMEIRO ANO. Professor: Paulo Vinícius N. Coelho E-mail professor: paulo-vcoelho@educar.rs.gov.br Etapa: 2 ATIVIDADE: Leia o texto abaixo (em anexo) e apresente um resumo sobre as formas de governo apresentadas, destacando uma delas para explicar com mais atenção. (Envie a tarefa para o e-mail do professor até a data determinada pela escola, em anexo nos formatos PDF ou “.doc” Word ou “.docx” Libre Office). Será avaliada sua capacidade de argumentação e coerência no texto. FORMAS DE GOVERNO (G.): Uma das mais antigas doutrinas políticas, talvez a mais antiga, é a distinção das três formas de Governo (de um só, de poucos, de todos), enunciadas por Heródoto por meio da discussão de sete personagens persas, mas na realidade expondo noções populares de sabedoria grega. Heródoto pergunta: "Como poderia ser um G. bem instituído o domínio de um só homem, se ele pode fazer o que quer sem dar satisfação a ninguém? O monarca tende
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