Prof. Paulo Vinícius
CONTRIBUIÇÕES PARA O CURRÍCULO
FILOSOFIA, SEGUNDO ANO.
Objetivos, Habilidades e Transversalidades: Conhecer temas fundamentais da
história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para
desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e
professor; estabelecendo “links” com temas de outras ciências e artes.
1º Trimestre - Objetos do Conhecimento
-Teoria do Conhecimento:
.O racionalismo de R. Descartes : “As Meditações Cartesianas”; o método; dúvida metódica; o “cogito”; dualismo “corpo-consciência”.
.Empirismo Britânico : F.Bacon; J.Locke; D.Hume.
.Criticismo Kantiano (Filosofia Transcendental).
.O panteísmo de Espinosa.
-Filosofia Política e Social:
.Nicolau Maquiavel : A Política como jogo de poder e pelo poder na obra "O Príncipe".
.Contratualismo Clássico: Estado de Natureza; Contrato ou Pacto Social; Estado Político e Sociedade organizada em: Hobbes; Locke; Rousseau.
-Liberalismo Clássico:
.Três Aspectos do Liberalismo Clássico: Liberalismo Político; Econômico; Moral.
.A Democracia Liberal Representativa.
-Liberalismo Social e Keynesianismo.
-Teorias Socialistas :
.Materialismo Histórico Dialético (Socialismo Científico).
.Anarquismo (Socialismo Libertário).
1º Trimestre - Habilidades
Conhecer temas fundamentais da história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e professor(a).
2º Trimestre - Objetos de conhecimento
-História da Filosofia (Filosofia Medieval):
.Patrística e Escolástica.
-Teorias Éticas (Filosofia Moral):
.Ética em Platão.
.Ética em Aristóteles.
.Epicurismo e Estoicismo.
.Ética Kantiana.
.Utilitarismo.
.A "Compaixão" em Schopenhauer.
.Bioética.
-Filosofia Política e Social:
.O Estado e a sociedade.
.Pensando Filosoficamente sobre modelos de Democracia.
.Análise crítica de modelos políticos autoritários.
2º Trimestre - Habilidades
Conhecer temas fundamentais da história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e professor(a).
3º Trimestre - Objetos de conhecimento
-História da Filosofia (Pensando as tradições Orientais):
.Budismo.
.Taoísmo.
.Confucionismo.
-O Pensamento de M. Foucault.
-Temas de Filosofia da Arte (Estética).
-Noções de Lógica: Falácias e Argumentação.
-Filosofia da Ciência: O método das Ciências Humanas.
-Temas de Filosofia Social :
.Ideologia.
.Trabalho e Alienação.
.Hierarquias de poder.
.Classes sociais.
.Movimentos sociais.
.As novas tecnologias e a cultura.
3º Trimestre - Habilidades
Conhecer temas fundamentais da história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e professor(a).
Sentido. (ou "Sol de Sangue"). (Poema e letra para música. Por Paulo Vinícius) Sol de sangue, encoberto pelas cinzas de milhões de almas perdidas. Tu respiras o que um dia foi um ser, cujo sentido era só viver. Uma aposta perdida. Uma viagem rumo ao nada. Nada! Uma aposta perdida. Uma viagem rumo ao nada. Nada! O tempo não para. Nada irá voltar. O que acontece agora, nunca irá acabar! Lua vermelha na noite, noite profunda onde respiras, cinzas! Lua vermelha na noite, noite profunda onde respiras milhões de almas perdidas... Mais um dia se foi, no teu coração, sem arma. Mantendo a ilusão, bela esperança vã, de prosseguir nesta estrada… Mas, não importa se és rei, covarde ou santo cão, tudo virará poeira neste chão! Não importa se és rei, covarde ou santo cão, tudo virará poeira neste chão! Sol de sangue, encoberto pelas cinzas, de milhões de almas perdidas… Tu respiras o que um dia foi um ser, cujo sentido era sobreviver! (Paulo Vinícius)
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