Prof. Paulo Vinícius
CONTRIBUIÇÕES PARA O CURRÍCULO
FILOSOFIA, SEGUNDO ANO.
Objetivos, Habilidades e Transversalidades: Conhecer temas fundamentais da
história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para
desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e
professor; estabelecendo “links” com temas de outras ciências e artes.
1º Trimestre - Objetos do Conhecimento
-Teoria do Conhecimento:
.O racionalismo de R. Descartes : “As Meditações Cartesianas”; o método; dúvida metódica; o “cogito”; dualismo “corpo-consciência”.
.Empirismo Britânico : F.Bacon; J.Locke; D.Hume.
.Criticismo Kantiano (Filosofia Transcendental).
.O panteísmo de Espinosa.
-Filosofia Política e Social:
.Nicolau Maquiavel : A Política como jogo de poder e pelo poder na obra "O Príncipe".
.Contratualismo Clássico: Estado de Natureza; Contrato ou Pacto Social; Estado Político e Sociedade organizada em: Hobbes; Locke; Rousseau.
-Liberalismo Clássico:
.Três Aspectos do Liberalismo Clássico: Liberalismo Político; Econômico; Moral.
.A Democracia Liberal Representativa.
-Liberalismo Social e Keynesianismo.
-Teorias Socialistas :
.Materialismo Histórico Dialético (Socialismo Científico).
.Anarquismo (Socialismo Libertário).
1º Trimestre - Habilidades
Conhecer temas fundamentais da história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e professor(a).
2º Trimestre - Objetos de conhecimento
-História da Filosofia (Filosofia Medieval):
.Patrística e Escolástica.
-Teorias Éticas (Filosofia Moral):
.Ética em Platão.
.Ética em Aristóteles.
.Epicurismo e Estoicismo.
.Ética Kantiana.
.Utilitarismo.
.A "Compaixão" em Schopenhauer.
.Bioética.
-Filosofia Política e Social:
.O Estado e a sociedade.
.Pensando Filosoficamente sobre modelos de Democracia.
.Análise crítica de modelos políticos autoritários.
2º Trimestre - Habilidades
Conhecer temas fundamentais da história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e professor(a).
3º Trimestre - Objetos de conhecimento
-História da Filosofia (Pensando as tradições Orientais):
.Budismo.
.Taoísmo.
.Confucionismo.
-O Pensamento de M. Foucault.
-Temas de Filosofia da Arte (Estética).
-Noções de Lógica: Falácias e Argumentação.
-Filosofia da Ciência: O método das Ciências Humanas.
-Temas de Filosofia Social :
.Ideologia.
.Trabalho e Alienação.
.Hierarquias de poder.
.Classes sociais.
.Movimentos sociais.
.As novas tecnologias e a cultura.
3º Trimestre - Habilidades
Conhecer temas fundamentais da história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e professor(a).
Questões Filosóficas. Parte 2. 1. O que é mais real: o mundo físico ao nosso redor ou as experiências que temos em nossas mentes? 2. Será que temos livre-arbítrio, ou nossas ações são completamente determinadas por causas anteriores? 3. Qual é a natureza do tempo? Ele é uma ilusão, uma dimensão objetiva ou algo completamente diferente? 4. Podemos realmente conhecer algo com certeza absoluta, ou estamos sempre limitados pela nossa perspectiva e experiência? 5. A moralidade é relativa, ou existem princípios éticos universais que devemos seguir? 6. A arte imita a vida ou a vida imita a arte? Qual é a relação entre a criatividade humana e a realidade? 7. O que é a consciência? Ela surge puramente a partir da atividade cerebral, ou há algo mais profundo acontecendo? 8. Qual é o propósito da educação? É adquirir conhecimento, desenvolver habilidades práticas ou buscar a sabedoria? 9. Existe um significado intrínseco na vida, ou é nossa responsabilidade criar nosso próprio sentido
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