Pular para o conteúdo principal

CONTRIBUIÇÕES PARA O CURRÍCULO RS. FILOSOFIA, TERCEIRO ANO.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Prof. Paulo Vinícius

CONTRIBUIÇÕES PARA O CURRÍCULO


FILOSOFIA, TERCEIRO ANO.

Objetivos, Habilidades e Transversalidades: Conhecer temas fundamentais da
história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para
desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e
professor; estabelecendo “links” com temas de outras ciências e artes.



1º Trimestre - Objetos do Conhecimento

-Noções de Hermenêutica.


-Teoria do Conhecimento de I. Kant


-O Idealismo Absoluto de Hegel.


-A. Schopenhauer e “O Mundo como Vontade e como Representação".


-O pensamento de F. Nietzsche.


-O Materialismo Histórico e Dialético de K. Marx e F. Engels.


-Noções de Fenomenologia.


-A Escola de Frankfurt.



1º Trimestre - Habilidades

Conhecer temas fundamentais da história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e professor(a).




2º Trimestre - Objetos de conhecimento

-Pragmatismo e Neopragmatismo.


-Sartre, Camus e o Existencialismo.


-Noções de antropologia Filosófica.


-Noções de Filosofia da Mente.


-O discurso da pós-modernidade.


-O pensamento de M. A. Bakunin.


-O Pensamento de Simone de Beauvoir.



2º Trimestre - Habilidades

Conhecer temas fundamentais da história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e professor(a).





3º Trimestre - Objetos de conhecimento


-Filosofia da Linguagem.


-Noções sobre Ética com base na teoria de J. Rawls.


-Noções sobre Ética com base na Obra “Bilhões e Bilhões” de Carl Sagan.


-Bioética.


-Introdução à Psicologia Social.


-Análise filosófica de filmes clássicos.


-Análise Filosófica de Temas Contemporâneos (nos campos: político; cultural; científico).


-Pesquisa e produção Filosófica.



3º Trimestre - Habilidades

Resposta: Conhecer temas fundamentais da história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sentido. (ou "Sol de Sangue").)

Sentido. (ou "Sol de Sangue"). (Poema e letra para música. Por Paulo Vinícius) Sol de sangue, encoberto pelas cinzas de milhões de almas perdidas. Tu respiras o que um dia foi um ser, cujo sentido era só viver. Uma aposta perdida. Uma viagem rumo ao nada. Nada! Uma aposta perdida. Uma viagem rumo ao nada. Nada! O tempo não para. Nada irá voltar. O que acontece agora, nunca irá acabar! Lua vermelha na noite, noite profunda onde respiras, cinzas! Lua vermelha na noite, noite profunda onde respiras milhões de almas perdidas... Mais um dia se foi, no teu coração, sem arma. Mantendo a ilusão, bela esperança vã, de prosseguir nesta estrada… Mas, não importa se és rei,  covarde  ou santo cão, tudo virará poeira neste chão! Não importa se és rei, covarde ou santo cão, tudo virará poeira neste chão! Sol de sangue, encoberto pelas cinzas, de milhões de almas perdidas… Tu respiras o que um dia foi um ser,  cujo sentido era sobreviver! (Paulo Vinícius)

Aula 10 - sobre o Tempo - Clóvis de Barros Filho

O Fundamento Metafísico da Ética na obra de Arthur Schopenhauer. Por Paulo Vinícius.

Leia em:  https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/23323/DIS_PPGFILOSOFIA_2021_COELHO_PAULO.pdf.pdf