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CONTRIBUIÇÕES PARA O CURRÍCULO RS. FILOSOFIA, TERCEIRO ANO.

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Prof. Paulo Vinícius

CONTRIBUIÇÕES PARA O CURRÍCULO


FILOSOFIA, TERCEIRO ANO.

Objetivos, Habilidades e Transversalidades: Conhecer temas fundamentais da
história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para
desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e
professor; estabelecendo “links” com temas de outras ciências e artes.



1º Trimestre - Objetos do Conhecimento

-Noções de Hermenêutica.


-Teoria do Conhecimento de I. Kant


-O Idealismo Absoluto de Hegel.


-A. Schopenhauer e “O Mundo como Vontade e como Representação".


-O pensamento de F. Nietzsche.


-O Materialismo Histórico e Dialético de K. Marx e F. Engels.


-Noções de Fenomenologia.


-A Escola de Frankfurt.



1º Trimestre - Habilidades

Conhecer temas fundamentais da história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e professor(a).




2º Trimestre - Objetos de conhecimento

-Pragmatismo e Neopragmatismo.


-Sartre, Camus e o Existencialismo.


-Noções de antropologia Filosófica.


-Noções de Filosofia da Mente.


-O discurso da pós-modernidade.


-O pensamento de M. A. Bakunin.


-O Pensamento de Simone de Beauvoir.



2º Trimestre - Habilidades

Conhecer temas fundamentais da história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e professor(a).





3º Trimestre - Objetos de conhecimento


-Filosofia da Linguagem.


-Noções sobre Ética com base na teoria de J. Rawls.


-Noções sobre Ética com base na Obra “Bilhões e Bilhões” de Carl Sagan.


-Bioética.


-Introdução à Psicologia Social.


-Análise filosófica de filmes clássicos.


-Análise Filosófica de Temas Contemporâneos (nos campos: político; cultural; científico).


-Pesquisa e produção Filosófica.



3º Trimestre - Habilidades

Resposta: Conhecer temas fundamentais da história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e professor.

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