Prof. Paulo Vinícius
CONTRIBUIÇÕES PARA O CURRÍCULO
FILOSOFIA, TERCEIRO ANO.
Objetivos, Habilidades e Transversalidades: Conhecer temas fundamentais da
história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para
desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e
professor; estabelecendo “links” com temas de outras ciências e artes.
1º Trimestre - Objetos do Conhecimento
-Noções de Hermenêutica.
-Teoria do Conhecimento de I. Kant
-O Idealismo Absoluto de Hegel.
-A. Schopenhauer e “O Mundo como Vontade e como Representação".
-O pensamento de F. Nietzsche.
-O Materialismo Histórico e Dialético de K. Marx e F. Engels.
-Noções de Fenomenologia.
-A Escola de Frankfurt.
1º Trimestre - Habilidades
Conhecer temas fundamentais da história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e professor(a).
2º Trimestre - Objetos de conhecimento
-Pragmatismo e Neopragmatismo.
-Sartre, Camus e o Existencialismo.
-Noções de antropologia Filosófica.
-Noções de Filosofia da Mente.
-O discurso da pós-modernidade.
-O pensamento de M. A. Bakunin.
-O Pensamento de Simone de Beauvoir.
2º Trimestre - Habilidades
Conhecer temas fundamentais da história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e professor(a).
3º Trimestre - Objetos de conhecimento
-Filosofia da Linguagem.
-Noções sobre Ética com base na teoria de J. Rawls.
-Noções sobre Ética com base na Obra “Bilhões e Bilhões” de Carl Sagan.
-Bioética.
-Introdução à Psicologia Social.
-Análise filosófica de filmes clássicos.
-Análise Filosófica de Temas Contemporâneos (nos campos: político; cultural; científico).
-Pesquisa e produção Filosófica.
3º Trimestre - Habilidades
Resposta: Conhecer temas fundamentais da história da Filosofia, exercitando capacidade crítica e pensamento filosófico para desenvolver autonomia racional e criativa, em interação dialógica com colegas e professor.
Comentários