Pular para o conteúdo principal

SOCIOLOGIA SEGUNDO ANO. ETAPA 2






Definición de Demagogia - Qué es y Concepto


Componente Curricular: SOCIOLOGIA -SEGUNDO Ano.
2a série
Professor: Paulo Vinícius N. Coelho
E-mail professor: paulo-vcoelho@educar.rs.gov.br

Turno:
Etapa: 2


ATIVIDADE: Leia o texto em anexo e faça um breve resumo dos pontos principais,
explicando a definição de “Demagogia”, citando exemplos da política na história do
Brasil ou em outros países.
( Envie a tarefa para o e-mail do professor até a data
determinada pela escola, em anexo nos formatos PDF ou “.doc” Word ou “.docx”
Libre Office).

 

TEXTO ANEXO PARA LEITURA DO ESTUDANTE. (Retirado do “Dicionário de Política” de N.
Bobbio; N. Matteuci e G. Pasquino. Editora UNB).
SOCIOLOGIA, SEGUNDO ANO. CILON ROSA. PROF. Paulo Vinícius.


Demagogia.

 
A Demagogia não é propriamente uma forma de Governo e não constitui um regime político, é, porém, uma praxe política que se apoia na base das massas, secundando e estimulando suas aspirações irracionais e elementares, desviando-a da sua real e consciente participação ativa na vida política. Este processo desenvolve-se mediante fáceis promessas impossíveis de ser mantidas, que
tendem a indicar como os interesses corporativos da massa popular ou da parte mais forte e preponderante dela coincidem fora de toda lógica de bom Governo, com os da comunidade nacional, tomada em seu conjunto. Assim, era chamado demagogo (de dhmoz , povo e agw , guia), na antiga Grécia, aquele que, sendo homem de Estado ou hábil orador, sabia conduzir o povo.
É com Aristóteles que o termo adquire um significado negativo em teoria política.
A ação demagógica pode desenvolver-se de duas maneiras, mesmo considerando bastante árduo distinguir de modo claro e preciso os momentos quase sempre concomitantes das duas ações. Um tipo de ação é o utilizado por alguém que, explorando particulares situações histórico-políticas, dirigindo-as para os próprios fins, incita e guia as massas populares, subjugando-as graças a particulares capacidades oratórias e psicológicas, freqüentemente instintivas, que lhe permitem interpretar os humores e as exigências mais imediatas, juntando a essas qualidades dotes carismáticos incomuns. No desenvolvimento deste tipo de política não se levam em consideração, a não ser numa forma extremamente superficial e grosseira, os reais interesses do país e os resultados finais a que pode levar no tempo a ação demagógica, dirigida antes de tudo para a conquista e
manutenção de um poder pessoal ou de um grupo.
Com o termo Demagogia, podemos também nos referir a uma situação política correspondente àquela descrita, mas na qual dominam as massas, que agitam a praça pública e que se impõem sobre o legítimo poder constituído e sobre a lei, fazendo valer suas próprias solicitações imediatas e incontroláveis. Neste caso, Polibio fala mais propriamente de oclocracia (Historiae, VI, 3,5-12; 4,1-
11).
Na história das doutrinas políticas se faz necessário remontar a Aristóteles, que primeiro individualizou e definiu a Demagogia indicando-a como aquela prática corrupta ou degenerada da politeia, pela qual se chega a instituir um governo despótico das classes inferiores ou de muitos que governam em nome da multidão (Política, IV, 5, 1292, a). Quando, porém, nos Governos populares a lei está subordinada ao arbítrio de muitos, surgem os demagogos, que abrandando e adulando as massas, exasperando seus sentimentos destruidores, distraindo-as do seu compromisso político, acabam indicando os opositores do regime despótico instaurado como inimigos do povo e da pátria. Conseguem assim consolidar o próprio poder com a eliminação de toda e qualquer oposição.
Aristóteles define, portanto, o demagogo como um "adulador do povo" (Política, V, 11, 1313 b).
A Demagogia, segundo Platão (Rep., 562-64) e Aristóteles (Pol. 1304 b-;305 a), pode determinar, como crise da democracia extrema, duas diferentes situações políticas que levam sempre à instauração de um regime autoritário oligárquico ou tirânico. O primeiro surge de uma exasperação do clima anárquico ao qual os demagogos levaram o Estado, provocando uma reação das pessoas influentes que então derrubam a maioria, quase sempre com apoio militar e, muitas vezes, com
apoio externo, instaurando um Governo forte. O segundo nasce, e é caso bem mais freqüente, como última e lógica conseqüência da prática demagógica, eliminando toda a oposição. Nestas condições, os demagogos arrogam-se o direito de interpretar os interesses das massas, chamando a si todo o poder e a representação das massas, instaurando uma tirania ou ditadura pessoal. 

O fenômeno da Demagogia acentuou-se particularmente no nosso século com o advento e o desenvolvimento da sociedade industrial e com o conseqüente aparecimento na cena política do papel determinante das massas e a crise das democracias liberais.A era tecnológica, tendendo à massificação do homem e à sua transformação em máquina, fez com que este tendesse facilmente a desorientar-se e a perder a própria individualidade. O homem sente-
se de tal maneira isolado que é levado a buscar refúgio contra a própria angústia e insegurança que o aflige. Passa então a adequar seu comportamento social e político ao da massa. Trata-se, na realidade, de um círculo fechado, do qual dificilmente ele pode sair porque, tanto externa como internamente, existem no indivíduo certos condicionamentos que  objetivamente impedem qualquer outra escolha. Diante deste quadro, a instrumentalização das massas, graças às novas técnicas de persuasão e de manipulação das consciências, torna tudo fácil. Assim sendo, através de ligações que, por merecimento sobretudo da psicologia contemporânea se realizaram entre psicanálise e comportamento político, o termo Demagogia carregou-se de novos significados e enriqueceu-se de novas conotações. Assim, veio à luz a existência de relações sadomasoquistas que presidiriam a ligação entre demagogo e massa, ligações que tenderiam a ajudar o homem-massa a fugir da solidão, da impotência, da alienação e da apatia política, às quais está sujeito na sociedade industrial contemporânea. O caráter autoritário, mesmo não explícito, que como fundo vincula ambos, solidifica esta correlação, tanto que, da parte da massa, verifica- se uma real identificação com o líder em momentos de exaltação individual e coletiva e, conseqüentemente, uma exagerada aceitação e submissão. Os fenômenos de fanática exaltação em relação aos campeões do esporte ou aos personagens do mundo do espetáculo, mesmo se nos levam até à área da identificação com o sucesso do astro, provocam mecanismos substancialmente parecidos aos que presidem a relação líder-massa.
Hoje é possível falar de Demagogia moderna em contraposição à demagogia clássica, não somente como possível momento detonador de um processo revolucionário e, portanto, como elemento constitutivo de uma fase pré-revolucionária, mas também como comportamento de um líder político
que não precisa de levar necessariamente as massas até a revolução, mas consegue sujeitá-las aos próprios fins pessoais até levar a cabo, depois de obter seu largo consenso, não mais um processo de democratização ou de subversão do sistema sociopolítico, mas a instauração de um regime autoritário, do qual o demagogo é o incontestável e despótico chefe (Führer). Ele pode também
chegar a um acordo com as autoridades e as instituições existentes, sempre que estas reconheçam nele uma função carismática insubstituível. Assim sendo, os mecanismos repressivos acentuam, no lugar de diminuir, as características autoritárias do Governo e da sociedade, impedindo a tomada de consciência libertadora da massa popular.


BIBLIOGRAFIA . — G. F ASSÒ , La democrazia in Grecia (1959), Il Mulino, Bologna 1967 1 .
[GIAMPAOLO ZUCCHINI]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões Filosóficas. Parte 2.

  Questões Filosóficas. Parte 2.  1. O que é mais real: o mundo físico ao nosso redor ou as experiências que temos em nossas mentes? 2. Será que temos livre-arbítrio, ou nossas ações são completamente determinadas por causas anteriores? 3. Qual é a natureza do tempo? Ele é uma ilusão, uma dimensão objetiva ou algo completamente diferente? 4. Podemos realmente conhecer algo com certeza absoluta, ou estamos sempre limitados pela nossa perspectiva e experiência? 5. A moralidade é relativa, ou existem princípios éticos universais que devemos seguir? 6. A arte imita a vida ou a vida imita a arte? Qual é a relação entre a criatividade humana e a realidade? 7. O que é a consciência? Ela surge puramente a partir da atividade cerebral, ou há algo mais profundo acontecendo? 8. Qual é o propósito da educação? É adquirir conhecimento, desenvolver habilidades práticas ou buscar a sabedoria? 9. Existe um significado intrínseco na vida, ou é nossa responsabilidade criar nosso próprio sentido

Questões Filosóficas. Parte 3.

  Questões Filosóficas. Parte 3. 1. **Metafísica:**    - Qual é a natureza da realidade? O que é realidade objetiva e como diferenciamos entre realidade e ilusão? 2. **Epistemologia:**    - Como podemos saber que o que acreditamos é verdadeiro? Existe uma diferença entre crença e conhecimento? 3. **Filosofia da Mente:**    - Qual é a relação entre a mente e o corpo? A consciência pode ser reduzida a processos cerebrais? 4. **Ética Metafísica:**    - Qual é a base para a moralidade? Existem verdades éticas objetivas ou tudo é uma questão de perspectiva? 5. **Filosofia Política:**    - Qual é a melhor forma de governo? Quais são os fundamentos da justiça social? 6. **Filosofia da Linguagem:**    - Qual é a relação entre palavras e o mundo real? Como a linguagem molda nosso pensamento? 7. **Estética Avançada:**    - Existe uma definição objetiva de arte? O que torna algo uma obra de arte? 8. **Filosofia da Ciência:**    - Qual é a natureza da explicação científica? A ciência pode realment

Questões Filosóficas. Parte 1.

Questões Filosóficas. Parte 1. Vida e Propósito: 1-Qual você acha que é o propósito da vida? É algo que todos compartilhamos ou é algo pessoal? Universo e Realidade: 2-O que você acredita ser a natureza fundamental do universo? Ele é material, mental, espiritual ou algo completamente diferente? Deus e Espiritualidade: 3-Qual é a sua visão sobre Deus ou o divino? Você acredita que existe uma força maior ou uma energia transcendente? Morte e Existência Após a Morte: 4-O que você acha que acontece após a morte? Existe alguma forma de vida ou consciência além do nosso tempo na Terra? Trabalho e Realização: 5-Qual é a relação entre trabalho e realização pessoal? O trabalho deve ser uma expressão de quem somos ou apenas um meio de subsistência? Amor e Relacionamentos: 6-O que significa amar alguém? É possível definir o amor ou ele é algo que transcende palavras? Estética e Arte: 7-O que torna algo bonito? A beleza é subjetiva ou existem padrões objetivos para a estética? Ética e Moralidade: