Pular para o conteúdo principal

CONTEÚDOS DE FILOSOFIA PARA TERCEIRO ANO-NOITE-CILON 2019.T.301

FILOSOFIA -Prof. Paulo Vinícius. 
Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa. 

(Clique sobre as imagens para ampliá-las ou baixe em seu computador). 


Filosofia (prof. Paulo Vinícius).

Imannuel Kant:
-Sua teoria foi chamada de “Filosofia transcendental” ou Criticismo.
- Escreveu “A Crítica da razão Pura” onde expressa sua “teoria do conhecimento” explicando como a mente humana percebe e compreende a realidade.
-Para Kant percebemos as coisas ao nosso redor (e nosso próprio corpo) como “fenômenos” (aquilo que “aparece” para nossos sentidos e o que nossa mente consegue compreender de acordo com o “tempo, espaço e as categorias do entendimento”).
-Conhecemos apenas o que podemos perceber por intermédio dos sentidos (intuição empírica) o que depois será organizado pela estrutura cognitiva de nossa mente (“sujeito do conhecimento”).
-Há coisas que ultrapassam a capacidade humana de percepção e entendimento; entre essas coisas estão as noções metafísicas como a noção de “divindade” ou “Deus criador”.
-“Tempo e espaço” são formas “a priori” do entendimento e como tais existem na mente humana antes mesmo do contato com os fenômenos.
-Exemplos de categorias do entendimento: uma coisa é; uma coisa está; uma coisa é feita de; uma coisa tem uma forma, etc.
-Kant vai aproximar o “empirismo” (conhecer através dos sentidos) do “idealismo racionalista” (formas a priori do entendimento e categorias do entendimento).


 ___________________________________________________________________________

































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 10 - sobre o Tempo - Clóvis de Barros Filho

Sentido. (ou "Sol de Sangue").)

Sentido. (ou "Sol de Sangue"). (Poema e letra para música. Por Paulo Vinícius) Sol de sangue, encoberto pelas cinzas de milhões de almas perdidas. Tu respiras o que um dia foi um ser, cujo sentido era só viver. Uma aposta perdida. Uma viagem rumo ao nada. Nada! Uma aposta perdida. Uma viagem rumo ao nada. Nada! O tempo não para. Nada irá voltar. O que acontece agora, nunca irá acabar! Lua vermelha na noite, noite profunda onde respiras, cinzas! Lua vermelha na noite, noite profunda onde respiras milhões de almas perdidas... Mais um dia se foi, no teu coração, sem arma. Mantendo a ilusão, bela esperança vã, de prosseguir nesta estrada… Mas, não importa se és rei,  covarde  ou santo cão, tudo virará poeira neste chão! Não importa se és rei, covarde ou santo cão, tudo virará poeira neste chão! Sol de sangue, encoberto pelas cinzas, de milhões de almas perdidas… Tu respiras o que um dia foi um ser,  cujo sentido era sobreviver! (Paulo Vinícius)

O Fundamento Metafísico da Ética na obra de Arthur Schopenhauer. Por Paulo Vinícius.

Leia em:  https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/23323/DIS_PPGFILOSOFIA_2021_COELHO_PAULO.pdf.pdf