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CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA PARA 3° ANO-NOTURNO-CILON 2019. T.301

SOCIOLOGIA -Prof. Paulo Vinícius. 
Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa. 


(Clique sobre as imagens para ampliá-las). 

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-Auguste Comte (século XIX).
POSITIVISMO.

Auguste Comte foi um filósofo francês que viveu no século XIX; foi influenciado pelo movimento iluminista do século XVIII (os iluministas acreditavam que: espalhando o conhecimento filosófico e científico, democratizando o saber, as sociedades humanas iriam progredir social e culturalmente...).
Comte defendia uma organização científica das sociedades, que deveriam ser planejadas de acordo com métodos oriundos das “ciências naturais e exatas”.
-Comte desenvolveu a Filosofia Positivista (ou Positivismo) a qual afirmava que haveria um progresso na história das sociedades humanas e três estágios de desenvolvimento das culturas:
-Estágio Mitológico ou Teológico: onde predominava a visão religiosa sobre a realidade.
-Estágio Metafísico: predominava a visão Metafísica Filosófica (explicar o mundo com base em conceitos gerais abstratos como: “Ser”, natureza, essência...
-Estágio Positivo ou Científico: predomina a visão científica das “ciências naturais e exatas”.

Comte foi o criador do termo Sociologia.
Para Comte a Sociologia deveria estar pautada por métodos próprios das “ciências naturais e exatas” construindo conhecimento objetivo sobre as sociedades humanas no intuito de propiciar um planejamento mais eficiente dessas mesmas sociedades.
O termo “Positivismo” se refere ao conhecimento científico o qual era visto por Comte como “positivo” no sentido de ser verificável e possibilitar a realização de transformações práticas na sociedade.
-“Ordem e Progresso” : lema positivista presente na bandeira brasileira; significa a busca da ordem como resultado da aplicação do conhecimento científico o qual geraria um progresso social e tecnológico.




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Materialismo Histórico Dialético
Karl Marx e F. Engels
Para o Materialismo Histórico e Dialético a História é “a História das transformações dos modos de produção” o que ocorre de acordo com determinações dialéticas, sendo a “Luta de Classes” fundamental nesse processo.
-O modo de produção é a base (Estrutura) da sociedade, sobre a qual se desenvolve uma “Superestrutura” (Cultura; Estado; Política; Religião; Moral...).

-A Dialética é um método de análise que consiste em identificar relações de oposição, contradições. Podemos compreender a Dialética utilizada por Marx e Engels segundo o seguinte esquema:
Tese x Antítese = Síntese (sendo que a Síntese imediatamente é afirmada como nova Tese, contra a qual se apresenta uma Antítese e assim por diante, em um processo contínuo). Em outras palavras: Afirmação x Negação = Síntese...
Exemplo (metafórico): Semente x Terra = Planta (a Planta se desenvolve e gera novas sementes, etc).
A “Luta de Classes” representa uma relação dialética de embate entre classes. Exemplo: Nobreza x Burguesia = Superação do Feudalismo e do Absolutismo Monárquico, ou seja, temos o Capitalismo Moderno quando a Burguesia toma o poder, através das chamadas “revoluções burguesas”, mas, a manutenção de hierarquia de poder nas sociedades permanece).
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