SOCIOLOGIA (Prof. Paulo Vinícius).
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TURMAS 101-102 NOTURNO-CILON ROSA
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TURMAS 101-102 NOTURNO-CILON ROSA
SOCIOLOGIA
(Prof. Paulo Vinícius)
-Auguste
Comte (século XIX).
POSITIVISMO.
Auguste
Comte foi um filósofo francês que viveu no século XIX; foi influenciado pelo
movimento iluminista do século XVIII (os iluministas acreditavam que:
espalhando o conhecimento filosófico e científico, democratizando o saber, as
sociedades humanas iriam progredir social e culturalmente...).
Comte
defendia uma organização científica das sociedades, que deveriam ser planejadas
de acordo com métodos oriundos das “ciências naturais e exatas”.
-Comte
desenvolveu a Filosofia Positivista (ou Positivismo) a qual afirmava que
haveria um progresso na história das sociedades humanas e três estágios de
desenvolvimento das culturas:
-Estágio
Mitológico ou Teológico: onde predominava a visão religiosa sobre a realidade.
-Estágio
Metafísico: predominava a visão Metafísica Filosófica (explicar o mundo com
base em conceitos gerais abstratos como: “Ser”, natureza, essência...
-Estágio Positivo
ou Científico: predomina a visão científica das “ciências naturais e exatas”.
Comte
foi o criador do termo Sociologia.
Para
Comte a Sociologia deveria estar pautada por métodos próprios das “ciências
naturais e exatas” construindo conhecimento objetivo sobre as sociedades
humanas no intuito de propiciar um planejamento mais eficiente dessas mesmas
sociedades.
O
termo “Positivismo” se refere ao conhecimento científico o qual era visto por
Comte como “positivo” no sentido de ser verificável e possibilitar a realização
de transformações práticas na sociedade.
-“Ordem
e Progresso” : lema positivista presente na bandeira brasileira; significa a
busca da ordem como resultado da aplicação do conhecimento científico o qual
geraria um progresso social e tecnológico.
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(Prof. Paulo Vinícius;
Sociologia)
Materialismo Histórico Dialético
Karl Marx e F. Engels
Para o Materialismo
Histórico e Dialético a História é “a História das transformações dos modos
de produção” o que ocorre de acordo com determinações dialéticas, sendo
a “Luta de Classes” fundamental nesse processo.
-O modo de produção é a base (Estrutura)
da sociedade, sobre a qual se desenvolve uma “Superestrutura” (Cultura;
Estado; Política; Religião; Moral...).
-A Dialética é
um método de análise que consiste em identificar relações de oposição,
contradições. Podemos compreender a Dialética utilizada por Marx e Engels
segundo o seguinte esquema:
Tese x Antítese =
Síntese (sendo que a Síntese imediatamente é afirmada como nova Tese, contra a
qual se apresenta uma Antítese e assim por diante, em um processo contínuo). Em
outras palavras: Afirmação x Negação = Síntese...
Exemplo (metafórico):
Semente x Terra = Planta (a Planta se desenvolve e gera novas sementes, etc).
A “Luta de Classes”
representa uma relação dialética de embate entre classes. Exemplo: Nobreza x
Burguesia = Superação do Feudalismo e do Absolutismo Monárquico, ou seja, temos
o Capitalismo Moderno quando a Burguesia toma o poder, através das
chamadas “revoluções burguesas”, mas, a manutenção de hierarquia de poder nas sociedades permanece).
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