Pular para o conteúdo principal

LOGOS X MITO


Logos e Mito
(por Prof. Paulo Vinícius)


-Duas palavras de origem grega usadas para caracterizar dois tipos diferentes de discursos sobre a realidade ou duas visões diversas de mundo. Podem ser traduzidas como discurso/palavra, porém, cada uma se refere a um tipo de discurso com características peculiares.

*Discurso: modo de expressar um pensamento ou visão de mundo, através da linguagem oral,visual, gestual ou escrita e que pode ser diferente de acordo com a intenção a qual carrega, conteúdo ou forma de expressão usada...


Logos:

Palavra criada pelo filósofo pré-socrático Heráclito de Éfeso (535 a.C. - 475 a.C) , para designar a “Razão universal que governa o mundo” ou a lei dialética que mantém o movimento da natureza.

Dialética, para Heráclito, era a relação de embate entre opostos: tudo e nada; guerra x paz; alegria x tristeza ; vida x morte....

Para Heráclito o universo/natureza estava em constante movimento (panta rhei: tudo flui), esse movimento era mantido pelo Logos.

Para o humano compreender a verdade sobre a natureza e sobre si mesmo (lembrando que para os gregos o homem estava integrado à natureza) deveria buscar acompanhar ou se aproximar do movimento do Logos, mantendo um pensamento constante sobre as coisas. A filosofia, nessa perspectiva, seria uma atividade de reflexão permanente, sempre em busca da compreensão sobre a realidade mutável (em devir= mudança) .

-Logos (de onde deriva a palavra lógica), também, é o discurso racional, que pode ser traduzido simplesmente por “razão”. É o discurso próprio da Filosofia e das disciplinas científicas que dela se originaram; é a fundamentação da visão filosófica e científica de mundo. Não há filosofia ou ciência possível sem racionalidade.

-A verdade na perspectiva do Logos é uma verdade construída seguindo critérios racionais, coerência lógica fundamentada em evidências empíricas (empírico é aquilo que posso perceber com meus sentidos; o que é palpável; físico...).
A verdade é uma correspondência entre o que penso e o que minha mente percebe do mundo por intermédio dos sentidos, sendo que meus pensamentos devem ser bem construídos e coerentes, sustentados por hipóteses e ou conceitos bem delimitados e claros.

-O conhecimento construído dentro dessa visão de mundo filosófica e científica é constantemente construído e remodelado. 
As teorias (visões) filosóficas e científicas podem ser desconstruídas e rearquitetadas sob as diretrizes da razão. Na perspectiva filosófica apenas a razão pode criticar o que foi construído racionalmente.

-Quando novas informações, evidências, descobertas ou dados, demonstram que a teoria está incorreta ou que não é mais o suficiente para explicar o que pretende, tal teoria deve ser corrigida ou descartada, o mesmo deve acontecer caso for demonstrado que a teoria está assentada sobre argumentos falhos, falsos ou incorretos. 

Uma teoria é uma visão racional sobre algum aspecto da realidade. As teorias orientam a pesquisa filosófica e científica. No caso das ciências as teorias exigem experimentos realizados com métodos racionais e são submetidas à crítica da comunidade científica. 



Mito:

- O mito é o discurso próprio das religiões e ou visões mitológicas sobre a realidade, também usado nas histórias poéticas de cunho didático.

- É um tipo de discurso que recorre a recursos poéticos, metáforas, fantasia e imaginação.

-Pode ser qualificado em dois tipos: 

.mito religioso/sagrado: fundamenta as religiões e tem a pretensão de verdade.
Exemplo: “Jeová criou o mundo em seis dias e no sétimo descansou...”.

.mito didático/pedagógico: alegorias, parábolas, usadas com a finalidade de educar, ensinar lições de moral, expressar pensamentos e ideias com o auxílio de recursos poéticos, apelando para a imaginação.
Exemplo: a “Alegoria da Caverna” de Platão ou “Mito da Caverna”; histórias infantis usadas para ensinar valores morais às crianças; fábulas clássicas...

-Para o mito religioso/sagrado a verdade é revelada pela divindade ou por uma força sobrenatural por intermédio de algumas pessoas escolhidas, dotadas de poderes ou dons especiais. Exemplos: entre os espíritas são os médiuns que recebem as mensagens dos espíritos e as comunicam às pessoas “comuns”; entre algumas tribos indígenas xamânicas são os pajés ou xamãs que se comunicam com os deuses ou forças da natureza; entre os cristãos e judeus foram os profetas que receberam de Jeová-deus a mensagem sagrada para escreverem os textos bíblicos e hoje os pastores ou padres representam um “canal intermediário” entre os homens e Deus ou seu filho Jesus (que dependendo da vertente cristã é o próprio deus que se fez homem, foi crucificado e ressuscitou para salvar a humanidade etc); nas religiões antigas politeístas eram sacerdotes ou pitonisas (sacerdotisas ) que nos templos recebiam as mensagens dos deuses

- A verdade para a visão religiosa assentada no mito, depende de fé, crença e não necessita de justificativa racional. A verdade está assentada em dogmas que fundamentam as doutrinas religiosas e que não podem ser questionados pelo crente.
A verdade para o mito religioso não muda, no entanto a forma obscura em que o discurso mítico geralmente se apresenta, dadas as metáforas e recursos poéticos, podem gerar muitas vezes a possibilidade de variadas interpretações sobre uma mesma “história”.

-Os mitos e religiões podem ser boas fontes para a compreensão da visão de mundo ou de culturas do passado e da atualidade, sendo um material rico para pesquisas na área da história, antropologia e filosofia da religião, por exemplo.

__________________________________________________________________________________

Realidade:

É udo o que existe e envolve a mente humana, incluindo a própria mente humana. A realidade está aí para ser interpretada e compreendida pela filosofia e pelas ciências, na tentativa de vencer as barreiras das limitações sensoriais , cognitivas e subjetivas, impostas à nossa qualidade de ente consciente. A Filosofia pretende compreender racionalmente a realidade em sua totalidade, as ciências derivadas da filosofia buscam compreender aspectos da realidade de acordo com métodos racionais direcionados à pesquisa dos objetos de estudo que as definem (cada ciência particular tem um objeto de estudo específico que representa uma “área”, uma zona delimitada da realidade ).


___________________________________________________________________________________
Razão:

É a qualidade da mente humana consciente que lhe permite decodificar, separar, qualificar, denominar e organizar as informações e dados que pode captar do mundo e sobre si mesma, através da percepção sensorial.
A razão pode construir conceitos, definições sobre as coisas percebidas pela mente; é a ferramenta básica do pensamento de cunho racional e pode ser usada para construção de teorias ou para atender necessidades práticas que exijam uma orientação refletida da inteligência empírica (nossos sentidos).
_______________________________________________________________________________

Ser:

Sinônimo de essência da natureza/universo, que, dependendo da teoria filosófica, possuirá características e qualidades diferentes de acordo com a descrição do filósofo em questão (Exemplo para Tales era a àgua; para Anaximandro era o Ápeiron; para Schopenhauer era a Vontade...
É o princípio que gera os entes, as coisas do mundo e a natureza como um todo. 
A Ontologia (Filosofia do Ser) é o ramo da filosofia que estuda o Ser.

Ente: são as coisas e seres gerados pelo Ser; fenômens derivados do Ser. Nós somos entes, pois, não podemos gerar a nós mesmos, surgimos em meio a um universo já existente.



________________________________________________________________________________

Importante:

-Para os gregos antigos o homem estava integrado à Natureza, era mais uma espécie animal no seio da natureza (phýsis,) diferenciando-se das demais por sua capacidade racional mais apurada e, por esse motivo, deveria desenvolver, da melhor forma possível, essa qualidade que o caracteriza como humano. Essa é uma visão diferente da visão preconizada pela tradição judaico-cristã que entende a natureza como algo diferente do homem, sendo a espécie humana imagem e semelhança de um deus que criou as demais espécies para servirem ao homem e serem por ele governadas, o que , certamente, influencia em muito a forma agressiva e predatória como tratamos, já há algum tempo, as demais espécies vivas no planeta
.

-Toda ciência tem como fundamentação epistemológica uma teoria filosófica.
 Exemplos:
.As ciências buscam compreender e ou interpretar aspectos da realidade, direcionando pesquisas e pensamento racional sobre os objetos de estudo que as definem. O que é a realidade? Essa é uma questão filosófica.
.As ciências buscam construir conhecimento racional sobre seus objetos de estudo. O que é razão? Como conhecemos a realidade? O que é conhecimento? Questões filosóficas fundamentais.
.Quem produz conhecimento é a mente humana. O que é a mente humana e como ela compreende a si mesma e ao mundo circundante? O que é o intelecto? Como funciona a estrutura cognitiva da mente humana? Etc. mais algumas questões filosóficas básicas, importantíssimas para toda e qualquer ciência.




Comentários

Unknown disse…
Resumo desse texto
Unknown disse…
O resumo desse texto
Anônimo disse…
Resumo desse texto

Postagens mais visitadas deste blog

SOCIOLOGIA. PRIMEIRO ANO. ETAPA 2.

  Componente Curricular: SOCIOLOGIA. PRIMEIRO ANO.   Professor: Paulo Vinícius N. Coelho E-mail professor: paulo-vcoelho@educar.rs.gov.br   Etapa: 2 ATIVIDADE: Leia o texto abaixo (em anexo) e apresente um resumo sobre as formas de governo apresentadas, destacando uma delas para explicar com mais atenção. (Envie a tarefa para o e-mail do professor até a data determinada pela escola, em anexo nos formatos PDF ou “.doc” Word ou “.docx” Libre Office). Será avaliada sua capacidade de argumentação e coerência no texto. FORMAS DE GOVERNO (G.): Uma das mais antigas doutrinas políticas, talvez a mais antiga, é a distinção das três formas de Governo (de um só, de poucos, de todos), enunciadas por Heródoto por meio da discussão de sete personagens persas, mas na realidade expondo noções populares de sabedoria grega. Heródoto pergunta: "Como poderia ser um G. bem instituído o domínio de um só homem, se ele pode fazer o que quer sem dar satisfação a ninguém? O monarca tende

Sentido.

Sentido. (Poema e letra para música. Por Paulo Vinícius) Sol de sangue, encoberto pelas cinzas de milhões de almas perdidas. Tu respiras o que um dia foi um ser, cujo sentido era só viver. Uma aposta perdida. Uma viagem rumo ao nada. Nada! Uma aposta perdida. Uma viagem rumo ao nada. Nada! O tempo não para. Nada irá voltar. O que acontece agora, nunca irá acabar! Lua vermelha na noite, onde respiras, as cinzas. Cinzas! Lua vermelha na noite, onde respiras, as cinzas de milhões de almas perdidas. Mais um dia se foi, no teu coração, sem arma. Mantendo a ilusão, bela esperança vã  de prosseguir na estrada… Não importa se és rei,  covarde  ou santo cão, tudo virará poeira neste chão! Não importa se és rei, covarde ou santo cão, tudo virará poeira neste chão! Sol de sangue, encoberto pelas cinzas, de milhões de almas perdidas… Tu respiras o que um dia foi um ser,  cujo sentido era sobreviver! (Paulo Vinícius)