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ETAPA 1. ENSINO RELIGIOSO. TERCEIRO ANO

  Componente Curricular: ENSINO RELIGIOSO. TERCEIRO ANO. Professor: Paulo Vinícius E-mail professor: paulo-vcoelho@educar.rs.gov.br ATIVIDADE: Leia o texto em anexo e escreva no mínimo dois parágrafos sobre as diferenças entre “mito” e Filosofia. (Envie a tarefa para o e-mail do professor até a data determinada pela escola, em anexo nos formatos PDF ou “.doc” Word ou “.docx” Libre Office). Mito e filosofia segundo Karl Popper Introdução A diferença entre mito e filosofia é um tema bastante discutido. O texto abaixo foi escrito por Karl Popper. Nele, o filósofo apresenta aquilo que considera ser uma das características fundamentais do pensamento dos primeiros filósofos, o que faz com que seu pensamento seja diferente do pensamento mítico. Estudo de texto O que é novo na filosofia grega, o que é acrescentado de novo a tudo isso, parece-me consistir não tanto na substituição dos mitos por algo de mais “científico”, mas sim em uma nova atitude em relação aos mitos. Parece-me ser

ETAPA 1. ENSINO RELIGIOSO. SEGUNDO ANO.

Componente Curricular: ENSINO RELIGIOSO. SEGUNDO ANO. 2ª série turno: MANHÃ Professor: Paulo Vinícius. E-mail professor:  paulo-vcoelho@educar.rs.gov.br ATIVIDADE: Leia os textos em anexo e faça uma breve comparação entre as doutrinas religiosas apresentadas. (Após realizar o trabalho envie em anexo nos formatos PDF ou “.doc” Word ou “.docx” Libre Office, para o e-mail do professor, até a data estipulada pela escola. Guarde os textos de referência com você). BUDISMO (retirado do Dicionário de Filosofia Nicola Abbagnano; Editora Martins Fontes). Doutrina religiosa e filosófica que se originou dos ensinamentos de Gautama Buda (563-480 a.C. aprox.) e que foi depois desenvolvida em grande número de diferentes tendências na índia, na China e no Japão. Os principais textos do B. são os escritos em língua páli, chamados de Tipitaka e divididos em três grupos ou cestos: 1 o Suttapitaka, que compreende os Sutra, isto é, discursos ou ensinamentos atribuídos a Buda; 2 o Vinayapitak

ETAPA 1. SOCIOLOGIA. TERCEIRO ANO.

  Componente Curricular: SOCIOLOGIA . TERCEIRO ANO.  Prof: Paulo Vinícius E-mail professor: paulo-vcoelho@educar.rs.gov.br   ATIVIDADE: Leia o texto abaixo em anexo e explique o que Max Weber entendia por “poder”, “dominação” e quais os tipos de “dominação” classificados pelo sociólogo. (Envie a tarefa para o e-mail do professor até a data determinada pela escola, em anexo nos formatos PDF ou “.doc” Word ou “.docx” Libre Office). Será avaliada sua capacidade de argumentação e coerência no texto. A dominação para o sociólogo alemão Max Weber é um fenômeno social intrínseco a todas as sociedades e presente em diversas relações sociais. Para o pensador da Sociologia, as relações de poder legítimas são estabelecidas em uma esfera macropolítica definida por instituições fortes, como o Estado, ou em relações sociais baseadas em construções sociais duradouras, como a tradição. O sociólogo distinguiu em sua obra a dominação e o poder como fenômenos

ETAPA 1. FILOSOFIA. TERCEIRO ANO.

      Componente Curricular: FILOSOFIA. TERCEIRO ANO.   Professor(a): Paulo Vinícius   E-mail professor: paulo-vcoelho@educar.rs.gov.br   ATIVIDADE: Leia o texto em anexo e o parágrafo abaixo e depois responda: Na perspectiva do Existencialismo de Jean-Paul Sartre o humano não possui uma essência natural anterior a sua existência no mundo e não há nenhuma divindade para determinar o que o sujeito deve ser ou lhe ditar regras de conduta, portanto cada indivíduo é livre e deve construir seu próprio projeto de vida, em sua existência no mundo, em interação com outros humanos na coletividade social. Mesmo que existisse uma divindade o próprio sujeito precisaria decidir se, para ele, tal divindade é mesmo uma divindade, ou ilusão ou algo “falso”, acreditar ou não, pois, ainda dependeria do humano escolher. Partindo da perspectiva apresentada, a pergunta é: Em sua opinião, o que pode motivar uma pessoa a agir levando em consideração não apenas seus próprios interess

ETAPA 1. FILOSOFIA. SEGUNDO ANO

    Componente Curricular: FILOSOFIA. SEGUNDO ANO.   Professor: Paulo Vinícius   E-mail professor: paulo-vcoelho@educar.rs.gov.br   ATIVIDADE: Leia o texto abaixo (em anexo) e escreva no mínimo dois parágrafos sobre a definição de Filosofia e sua relevância para o sujeito humano e a espécie. (Envie a tarefa para o e-mail do professor até a data determinada pela escola, em anexo nos formatos PDF ou “.doc” Word ou “.docx” Libre Office). Será avaliada sua capacidade de argumentação e coerência no texto. A arte de pensar. Filosofia (do grego: “amor à sabedoria”). Representando um esforço da “mente humana consciente”, no intuito de ( por intermédio da razão) compreender a si e ao mundo (o homem e a natureza, da qual é manifestação consciente), a Filosofia - como atividade de reflexão – tem como compromisso ontológico (referente ao Ser), o aprofundamento das possibilidades existenciais do “ente humano” e seu conhecimento sobre si e sobre o mundo. A razão, indispe

ETAPA 1. SOCIOLOGIA. SEGUNDO ANO.

Componente Curricular: SOCIOLOGIA -Segundo Ano. 2ª série. Professor: Paulo Vinícius   E-mail professor: paulo-vcoelho@educar.rs.gov.br   ATIVIDADE: Leia o texto e faça um breve resumo dos pontos principais, destacando (com um comentário pessoal seu) uma das definições apresentadas sobre o conceito de “Alienação”. (Envie a tarefa para o e-mail do professor até a data determinada pela escola, em anexo nos formatos PDF ou “.doc” Word ou “.docx” Libre Office). TEXTO PARA LEITURA DO ESTUDANTE. (Retirado do “Dicionário de Política” de N. Bobbio; N. Matteuci e G. Pasquino. Editora UNB). SOCIOLOGIA, SEGUNDO ANO. CILON ROSA. PROF. Paulo Vinícius. Conceito de Alienação: I. Definição. — "Ao nível de máxima generalização, a Alienação pode ser definida como o processo pelo qual alguém ou alguma coisa (segundo Marx, a própria natureza pode ficar envolvida no processo de Alienação humana) é obrigado a se tornar outra coisa diferente daq