Pular para o conteúdo principal

Postagens

TRABALHOS DE FILOSOFIA PARA OS PRIMEIROS ANOS -TARDE

1°TRABALHO EM GRUPO. Apresentar em forma de cartaz A3( emplastificado)o tema escolhido pelo grupo ( os temas foram selecionados em sala de aula ). 2° TRABALHO EM GRUPO. Apresentar em forma de cartaz A3( emplastificado)o tema "ÉTICA, MORAL E CULTURA".Tomar como referência o que foi trabalhado em aula e os capítulos 17-18 do livro "Filosofando". Desenvolver texto (que será apresentado no cartaz) respondendo as perguntas : -o que é Ética para a Filosofia? O que é Moral e como a Moral influencia e é influenciada pela cultura? Exemplos de teorias éticas. não esquecer de colocar no canto direito, abaixo no cartaz :referências para a pesquisa/ nomes dos alunos/turma/ nome da disciplina/nome do professor/ano

TRABALHO DE FILOSOFIA PARA OS 2° E 3° ANOS do noturno.

- Apresentar em forma de cartaz (A3, emplastificado) o tópico escolhido pelo grupo relativo a Teoria do Conhecimento e a Metafísica na Modernidade (cada grupo escolheu em sala de aula um tópico dentro desse tema) -temas sugeridos : .o empirismo britânico .o racionalismo cartesiano .renascimento .a teoria do conhecimento de D.Hume .a teoria do conhecimento de J.Locke .Francis Bacon e sua proposta para uma ciência indutiva e experimental "O novum Organum" .Nicolau Copérnico .Galileu não esquecer de colocar no canto direito, abaixo no cartaz :referências para a pesquisa/ nomes dos alunos/turma/ nome da disciplina/nome do professor/ano.

2° TRABALHO DE SOCIOLOGIA (apenas para as turmas da noite)

- Responder, em dupla, as seguintes questões referentes ao conteúdo do 2° trimestre: 1-Qual a importância de Maquiavel para a Ciência Política e o que aborda em seu livro "O príncipe"? 2-Explique as teorias contratualistas de: a-Thomas Hobbes b-John Locke c-J.J.Rousseau 3-Qual foi a grande contribuição de Montesquieu para o pensamento político? Explique. 4-Explique: a-O que é democracia representativa? b-O que é democracia direta? 5- O que é liberalismo e de que forma pode ser abordado ( os três aspectos do liberalismo clássico trabalhados em aula) ?

1° TRABALHO DE SOCIOLOGIA

1°trabalho de Sociologia para ensino médio ( turmas da manhã e noite- 2° trimestre/ escola Cilon Rosa- SM) : apresentar em forma de cartaz (A3 emplastificado) o tema escolhido pelo grupo (o país escolhido). Após a apresentação geral do país, abordar um aspecto da história socio-político-cultural do mesmo, temas abordados em aula na disciplina de Sociologia. Exemplos: -sistema político , forma de governo -classes sociais -etnia(s) que forma(m) a população -modo de produção -aspectos culturais (arte, religião, comportamento da população, moral...) -desigualdade social e idh (índice de desenvolvimento humano) -movimentos populares que se destacam nessa sociedade ... não esquecer de colocar no canto direito, abaixo no cartaz :referências para a pesquisa/ nomes dos alunos/turma/ nome da disciplina/nome do professor/ano

Ágora (de Alejandro Amenábar) Trailer Legendado (FILME TRABALHADO NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO)

NEDS - Trailer legendado (FILME TRABALHADO NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO)

exemplos de falácias:

“Não cometerás nenhuma dessas 24 falácias lógicas” por Fábio Rodrigues em 03/05/2012 às 11:00 | Cultura, Listas e guias, Principal 81 COMENTÁRIOS O filósofo, matemático e cientista americano Charles Sanders Peirce fala que as lógicas são “ferramentas para o raciocínio correto”. Não sou nenhum grande entendido sobre o assunto, mas acho lógica um assunto fascinante. O pouco que conheço e observo já acaba sempre sendo muito útil em conversas, diálogos, em qualquer ocasião que peça algum tipo de análise, construção e exposição de raciocínio ou argumentação. Agora, quando falamos “construção e exposição de raciocínio ou argumentação“, isso pode ficar parecendo uma coisa meio séria, sisuda, de professor de filosofia ou discussões inflamadas entre ateus e crentes na internet. Mas a verdade é que fazemos isso o tempo todo. As lógicas são o próprio esqueleto que torna as linguagens (dos idiomas à matemática, passando, e muito, por tecnologia da informação) possíveis. Como de fat