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FILOSOFIA. Texto e Atividades. Escola Cilon Rosa 2025





Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa

Professor: Paulo Vinícius Nascimento Coelho

Atividades de Filosofia

Nome do(a) Estudante: _____________________________________
Turma: _______  Turno: _______

A atividade deve ser entregue na supervisão da escola ou enviada para o e-mail:


A Arte de Pensar

Filosofia (do grego: “amor à sabedoria”).

Representando um esforço da mente humana consciente, no intuito de, por intermédio da razão, compreender a si e ao mundo (o homem e a natureza, da qual é manifestação consciente), a Filosofia — como atividade de reflexão — tem como compromisso ontológico (referente ao Ser) o aprofundamento das possibilidades existenciais do ente humano e seu conhecimento sobre si e sobre o mundo.

A razão, indispensável para o pensamento filosófico, pode ser definida como a capacidade lógico-reflexiva da mente consciente humana, através da qual o ente humano pode melhor compreender os movimentos regulares e irregulares dos objetos no mundo e em seu corpo psicofísico (corpo físico e mente; a mente inclui a imaginação e memória), analisar, encontrar semelhanças e diferenças entre objetos, denominá-los e defini-los conceitualmente — onde se inclui um olhar para si mesma (a mente consciente, definindo-se por meio da razão, pensando a si).


Regras fundamentais do pensamento filosófico

  • Ligar todo particular a uma representação de universal.

    • Dedução: todo corpo material é composto por átomos > o corpo humano é material > o corpo humano é composto por átomos.

    • Indução: o corpo humano é composto por átomos < os corpos materiais de todas as espécies animais e vegetais conhecidas também são compostos por átomos < todo objeto material é composto por átomos < a matéria é composta por átomos.

  • Ligar todo individual a uma representação de totalidade.

    • Dedução: a natureza é a totalidade que engloba tudo que existe > Pedro existe > Pedro é parte da natureza.

    • Indução: Pedro é indivíduo humano < a espécie humana é manifestação do reino animal < o reino animal é manifestação da natureza < Pedro é um animal, manifestação da natureza.

  • Outros exemplos:

    • Dedutivo: a natureza é a totalidade existente > tudo que existe é parte da natureza > Pedro existe > Pedro é parte da natureza.

    • Indutivo: homens, cães e gatos são seres vivos compostos de matéria orgânica e são mortais < todo ser vivo composto de matéria orgânica é mortal.

  • Ligar toda especulação teórica a referentes empíricos, relacionados com noções conceituais claras, seguindo o princípio de contradição (uma coisa não pode ser e não ser ao mesmo tempo).


A rede conceitual que forma uma teoria (visão sobre a realidade — sendo realidade o conjunto de fenômenos aos quais nossa consciência pode ter acesso, incluindo o que é percebido pela mente como produto de sua cognição ativa e imaginação) é construída ou analisada por um processo de reflexão filosófica. Está sempre aberta à reformulação crítica, visando à veracidade e coerência.

Mesmo as definições sobre razão e filosofia estão abertas à reelaboração racional, o que demonstra o caráter autocrítico da razão filosófica.

Esboços de noções conceituais (ideias ainda não transformadas em conceitos) são moldados em comparação com a rede conceitual da qual se espera ajuste lógico. Caso isso não aconteça, uma incoerência é identificada, exigindo reformulação ou nova elaboração.

O conceito de consciência, sujeito da atividade filosófica, pode ser descrito como: qualidade ontológica do animal humano ciente de sua existência e de sua capacidade de percepção sensível e intelectual. Ser consciente é perceber-se como ente, ciente de seus estados em relação com o outro (semelhante, objetos, mundo, ambiente, corpo). Uma peculiaridade da consciência humana é sua capacidade de criar representações complexas do universo.


Filosofia como intencionalidade da razão

Partindo desses pressupostos, a Filosofia é uma intencionalidade implícita no uso da razão. Essa arte reflexiva, identificada na história do pensamento desde os pré-socráticos, manifesta-se como ação comprometida com o humano e dirigida à compreensão da realidade e da verdade.

As teorias são históricas, mas não a Filosofia e a Razão. Sem a intenção filosófica e a razão que a orienta, a Filosofia torna-se nula.

A filosofia pode ser entendida como:

  • Um posicionamento da consciência diante da realidade;

  • Um “estar no mundo” caracterizado pela dilatação da racionalidade;

  • Um agir prático com fins de transformação da realidade (ética, política, estética).


O espanto como origem da filosofia

O espanto diante do comum e banal é impulso inicial para o movimento reflexivo. Um olhar de estranhamento, como se fosse a primeira vez, é o ponto de partida da filosofia.

O filósofo (amante da sabedoria) busca a verdade independentemente da beleza ou fealdade que ela revele, sem se render ao temor do infinito. Seu papel na pólis é espalhar dúvida, incitar reflexão, despertar espanto e divulgar conhecimento.


Áreas da Filosofia

A reflexão filosófica pode ser direcionada a várias áreas, como:

  • Filosofia do Ser (Ontologia)

  • Teoria do Conhecimento

  • Ética

  • Filosofia da Arte (Estética)

  • Filosofia Social e Política

  • Lógica

  • Filosofia da História

  • Filosofia da Natureza

  • Antropologia Filosófica

  • Filosofia da Ciência

  • Filosofia da Religião

As teorias filosóficas não são a filosofia em si, mas produtos dela. São históricas, críticas e influenciam o pensamento humano em diferentes áreas.


Teorias e movimentos filosóficos

Cada teoria filosófica expressa ideias centrais que originaram grandes movimentos:
Idealismo, Platonismo, Estoicismo, Epicurismo, Existencialismo, Materialismo Histórico-Dialético, Empirismo, Positivismo, Idealismo Transcendental…

A Filosofia exerce um papel unificador, condensando saberes das diversas ciências. Muitos pensadores apontam que o futuro das ciências é a revitalização da Filosofia.

Paulo Vinícius Nascimento Coelho
(Professor de Filosofia na Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa, Santa Maria - RS)




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Questões – Parte I – Múltipla Escolha

1. Considerando a definição de Filosofia apresentada no texto, assinale a alternativa correta:
a) Filosofia é apenas a sistematização de teorias históricas acumuladas.
b) Filosofia é um esforço consciente da mente humana, utilizando a razão, para compreender a si mesma e ao mundo.
c) Filosofia consiste em aceitar verdades universais sem questionamento.
d) Filosofia se limita à análise de conceitos abstratos, sem relação com o mundo empírico.


2. Segundo o texto, quais são regras fundamentais para o desenvolvimento do pensamento filosófico? Assinale a alternativa incorreta:
a) Ligar todo particular a uma representação de universal.
b) Ligar todo individual a uma representação de totalidade.
c) Relacionar a especulação teórica a referentes empíricos coerentes e a outras noções conceituais.
d) Ignorar contradições ou incoerências sem necessidade de revisão conceitual.


3. Sobre a razão como capacidade da mente humana, é correto afirmar que:
a) A razão é sinônimo de intuição imediata dos fenômenos.
b) A razão é a faculdade lógico-reflexiva que permite compreender, analisar, comparar, classificar e conceituar objetos e fenômenos, inclusive a si mesmo.
c) A razão é uma capacidade exclusiva da dedução matemática.
d) A razão funciona apenas quando o pensamento está desligado do mundo empírico.


4. O texto distingue filosofia e teorias. Assinale a alternativa correta:
a) Filosofia e teorias são historicamente equivalentes e imutáveis.
b) Filosofia é a atividade reflexiva contínua, enquanto teorias são produtos históricos dessa atividade, sujeitos a crítica e revisão.
c) Teorias são mais fundamentais que a filosofia, pois contêm verdades definitivas.
d) Filosofia é apenas a coleção de teorias sistematizadas ao longo da história.


Questões – Parte II – Dissertativas

5. Explique detalhadamente a diferença entre dedução e indução conforme apresentada no texto. Apresente um exemplo próprio de cada.

6. Explique o significado da afirmação:

“O espanto diante do aparentemente comum e banal é um impulso importante para um movimento reflexivo de caráter filosófico”

e discuta sua conexão com a filosofia grega. (com pesquisa)

7. Escolha uma das correntes filosóficas mencionadas no texto (Estoicismo, Epicurismo ou Existencialismo). Pesquise seus princípios fundamentais e explique como eles se relacionam com a definição de filosofia apresentada no texto. (com pesquisa)

8. Escolha uma das correntes filosóficas citadas no texto (Positivismo ou Materialismo Histórico-Dialético). Pesquise seus princípios e explique como ela dialoga com a ideia de integração e crítica dos diferentes campos do conhecimento. Inclua exemplos históricos ou aplicações práticas.

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