Pular para o conteúdo principal

Postagens

ETAPA 1. FILOSOFIA. TERCEIRO ANO.

      Componente Curricular: FILOSOFIA. TERCEIRO ANO.   Professor(a): Paulo Vinícius   E-mail professor: paulo-vcoelho@educar.rs.gov.br   ATIVIDADE: Leia o texto em anexo e o parágrafo abaixo e depois responda: Na perspectiva do Existencialismo de Jean-Paul Sartre o humano não possui uma essência natural anterior a sua existência no mundo e não há nenhuma divindade para determinar o que o sujeito deve ser ou lhe ditar regras de conduta, portanto cada indivíduo é livre e deve construir seu próprio projeto de vida, em sua existência no mundo, em interação com outros humanos na coletividade social. Mesmo que existisse uma divindade o próprio sujeito precisaria decidir se, para ele, tal divindade é mesmo uma divindade, ou ilusão ou algo “falso”, acreditar ou não, pois, ainda dependeria do humano escolher. Partindo da perspectiva apresentada, a pergunta é: Em sua opinião, o que pode motivar uma pessoa a agir levando em consideração não apenas seus próprios interess

ETAPA 1. FILOSOFIA. SEGUNDO ANO

    Componente Curricular: FILOSOFIA. SEGUNDO ANO.   Professor: Paulo Vinícius   E-mail professor: paulo-vcoelho@educar.rs.gov.br   ATIVIDADE: Leia o texto abaixo (em anexo) e escreva no mínimo dois parágrafos sobre a definição de Filosofia e sua relevância para o sujeito humano e a espécie. (Envie a tarefa para o e-mail do professor até a data determinada pela escola, em anexo nos formatos PDF ou “.doc” Word ou “.docx” Libre Office). Será avaliada sua capacidade de argumentação e coerência no texto. A arte de pensar. Filosofia (do grego: “amor à sabedoria”). Representando um esforço da “mente humana consciente”, no intuito de ( por intermédio da razão) compreender a si e ao mundo (o homem e a natureza, da qual é manifestação consciente), a Filosofia - como atividade de reflexão – tem como compromisso ontológico (referente ao Ser), o aprofundamento das possibilidades existenciais do “ente humano” e seu conhecimento sobre si e sobre o mundo. A razão, indispe

ETAPA 1. SOCIOLOGIA. SEGUNDO ANO.

Componente Curricular: SOCIOLOGIA -Segundo Ano. 2ª série. Professor: Paulo Vinícius   E-mail professor: paulo-vcoelho@educar.rs.gov.br   ATIVIDADE: Leia o texto e faça um breve resumo dos pontos principais, destacando (com um comentário pessoal seu) uma das definições apresentadas sobre o conceito de “Alienação”. (Envie a tarefa para o e-mail do professor até a data determinada pela escola, em anexo nos formatos PDF ou “.doc” Word ou “.docx” Libre Office). TEXTO PARA LEITURA DO ESTUDANTE. (Retirado do “Dicionário de Política” de N. Bobbio; N. Matteuci e G. Pasquino. Editora UNB). SOCIOLOGIA, SEGUNDO ANO. CILON ROSA. PROF. Paulo Vinícius. Conceito de Alienação: I. Definição. — "Ao nível de máxima generalização, a Alienação pode ser definida como o processo pelo qual alguém ou alguma coisa (segundo Marx, a própria natureza pode ficar envolvida no processo de Alienação humana) é obrigado a se tornar outra coisa diferente daq

AULA DO PROFESSOR. SOBRE A QUESTÃO DO TEMPO NA PERSPECTIVA FILOSÓFICA.

            https://www.mixcloud.com/paulo-vin%C3%ADcius7/sobre-o-tempo-filosofia-prof-paulo-vin%C3%ADcius/ AULA DO PROFESSOR. SOBRE A QUESTÃO DO TEMPO NA PERSPECTIVA FILOSÓFICA. https://www.mixcloud.com/paulo-vin%C3%ADcius7/sobre-o-tempo-filosofia-prof-paulo-vin%C3%ADcius/

História do Anarquismo - Sem deuses, Sem mestres (1840 1906) - A paixão ...