Pular para o conteúdo principal

Postagens

2° TRABALHO DE SOCIOLOGIA (apenas para as turmas da noite)

- Responder, em dupla, as seguintes questões referentes ao conteúdo do 2° trimestre: 1-Qual a importância de Maquiavel para a Ciência Política e o que aborda em seu livro "O príncipe"? 2-Explique as teorias contratualistas de: a-Thomas Hobbes b-John Locke c-J.J.Rousseau 3-Qual foi a grande contribuição de Montesquieu para o pensamento político? Explique. 4-Explique: a-O que é democracia representativa? b-O que é democracia direta? 5- O que é liberalismo e de que forma pode ser abordado ( os três aspectos do liberalismo clássico trabalhados em aula) ?

1° TRABALHO DE SOCIOLOGIA

1°trabalho de Sociologia para ensino médio ( turmas da manhã e noite- 2° trimestre/ escola Cilon Rosa- SM) : apresentar em forma de cartaz (A3 emplastificado) o tema escolhido pelo grupo (o país escolhido). Após a apresentação geral do país, abordar um aspecto da história socio-político-cultural do mesmo, temas abordados em aula na disciplina de Sociologia. Exemplos: -sistema político , forma de governo -classes sociais -etnia(s) que forma(m) a população -modo de produção -aspectos culturais (arte, religião, comportamento da população, moral...) -desigualdade social e idh (índice de desenvolvimento humano) -movimentos populares que se destacam nessa sociedade ... não esquecer de colocar no canto direito, abaixo no cartaz :referências para a pesquisa/ nomes dos alunos/turma/ nome da disciplina/nome do professor/ano

Ágora (de Alejandro Amenábar) Trailer Legendado (FILME TRABALHADO NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO)

NEDS - Trailer legendado (FILME TRABALHADO NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO)

exemplos de falácias:

“Não cometerás nenhuma dessas 24 falácias lógicas” por Fábio Rodrigues em 03/05/2012 às 11:00 | Cultura, Listas e guias, Principal 81 COMENTÁRIOS O filósofo, matemático e cientista americano Charles Sanders Peirce fala que as lógicas são “ferramentas para o raciocínio correto”. Não sou nenhum grande entendido sobre o assunto, mas acho lógica um assunto fascinante. O pouco que conheço e observo já acaba sempre sendo muito útil em conversas, diálogos, em qualquer ocasião que peça algum tipo de análise, construção e exposição de raciocínio ou argumentação. Agora, quando falamos “construção e exposição de raciocínio ou argumentação“, isso pode ficar parecendo uma coisa meio séria, sisuda, de professor de filosofia ou discussões inflamadas entre ateus e crentes na internet. Mas a verdade é que fazemos isso o tempo todo. As lógicas são o próprio esqueleto que torna as linguagens (dos idiomas à matemática, passando, e muito, por tecnologia da informação) possíveis. Como de fat

texto sobre lógica e falácias (para alunos do terceiro ano manhã e noite)

retirado de : http://ateus.net/artigos/ceticismo/logica-e-falacias/ Lógica & Falácias Matthew Introdução Há muito debate na Internet; infelizmente, grande parte dele possui péssima qualidade. O objetivo deste documento é explicar os fundamentos da argumentação lógica e possivelmente melhorar o nível dos debates em geral. O Dicionário de Inglês conciso de Oxford (Concise Oxford English Dictionary) define lógica como “a ciência da argumentação, prova, reflexão ou inferência”. Ela lhe permitirá analisar um argumento ou raciocínio e deliberar sobre sua veracidade. A lógica não é um pressuposto para a argumentação, é claro; mas conhecendo-a, mesmo que superficialmente, torna-se mais fácil evidenciar argumentos inválidos. Há muitos tipos de lógica, como a difusa e a construtiva; elas possuem diferentes regras, vantagens e desvantagens. Este documento discute apenas a Booleana simples, pois é largamente conhecida e de compreensão relativamente fácil. Quando indivíduos falam sob