Pular para o conteúdo principal

LIVROS DE FILOSOFIA PARA BAIXAR (2)

http://canaldoensino.com.br/blog/baixe-livros-de-20-autores-colecao-os-pensadores


copie e cole no navegador

"A Coleção “Os Pensadores” foi uma iniciativa única no Brasil de publicação das obras mais influentes do pensamento ocidental. Foi publicada originalmente pela editora Abril Cultural, na década de 1970.

A coleção fazia parte da estratégia da editora, que via o grande retorno que publicações em fascículos rendiam. Anos antes, a Abril Cultural já houvera publicado uma edição de luxo da Bíblia Sagrada e livros de receita, diretamente em bancas de jornal, com enorme sucesso de vendas. Havia à época pouquíssimo material de Filosofia publicado no Brasil. De fato, apenas com “Os Pensadores” que várias obras clássicas receberam tradução no país. Totalizavam cinqüenta e três números, do I ao LIII, abordando diversas correntes do pensamento, de Platão a Marx, passando por Montaigne e Levi-Strauss. Os volumes dedicados a Platão, aliás, bateram recordes de vendagem no segmento.

A despeito de serem obras de referência obrigatória para grande maioria de cursos universitários de Ciências Humanas no Brasil, apenas as primeiras edições são de fato requeridas. Durante as últimas décadas, a divisão de fascículos Abril Cultural separou-se da Editora Abril, chamando-se então Nova Cultural. A nova editora herdou todo o portifólio da anterior, incluindo “Os Pensadores”, quais foram republicados algumas vezes. A qualidade das novas edições é considerada aquém das originais, na medida em que não se publica mais o texto integral das obras, e somente coletâneas desordenadas de capítulos. Além disso, não foram republicados nem metade dos autores iniciais. A procura pelos títulos permanece grande sobretudo em sebos, onde se pode encontrá-los com relativa facilidade (dos que estão em ótimo, aos de péssimo estado). Em livrarias há grande dificuldade de se encontrar, a despeito do interesse dos lojistas e de leitores.

Confira os livros disponíveis, de acordo com o autor:

Pré-Socráticos

Sócrates

Platão

Aristóteles

Epicuro, Lucrécio, Cícero, Sêneca e Marco Aurélio

Santo Agostinho

Santo Anselmo e Abelardo

Tomas de Aquino e Dante

Giordano Bruno, Galileu Galilei e Tommaso Campanella

Hobbes

Espinosa

Locke

Diderot

Rousseau

Kierkegaard

Nietzsche

Comte

Bachelard

Wittgenstein

Fonte: Filosofia Ocupada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões Filosóficas. Parte 2.

  Questões Filosóficas. Parte 2.  1. O que é mais real: o mundo físico ao nosso redor ou as experiências que temos em nossas mentes? 2. Será que temos livre-arbítrio, ou nossas ações são completamente determinadas por causas anteriores? 3. Qual é a natureza do tempo? Ele é uma ilusão, uma dimensão objetiva ou algo completamente diferente? 4. Podemos realmente conhecer algo com certeza absoluta, ou estamos sempre limitados pela nossa perspectiva e experiência? 5. A moralidade é relativa, ou existem princípios éticos universais que devemos seguir? 6. A arte imita a vida ou a vida imita a arte? Qual é a relação entre a criatividade humana e a realidade? 7. O que é a consciência? Ela surge puramente a partir da atividade cerebral, ou há algo mais profundo acontecendo? 8. Qual é o propósito da educação? É adquirir conhecimento, desenvolver habilidades práticas ou buscar a sabedoria? 9. Existe um significado intrínseco na vida, ou é nossa responsabilidade criar nosso próprio sentido

Questões Filosóficas. Parte 3.

  Questões Filosóficas. Parte 3. 1. **Metafísica:**    - Qual é a natureza da realidade? O que é realidade objetiva e como diferenciamos entre realidade e ilusão? 2. **Epistemologia:**    - Como podemos saber que o que acreditamos é verdadeiro? Existe uma diferença entre crença e conhecimento? 3. **Filosofia da Mente:**    - Qual é a relação entre a mente e o corpo? A consciência pode ser reduzida a processos cerebrais? 4. **Ética Metafísica:**    - Qual é a base para a moralidade? Existem verdades éticas objetivas ou tudo é uma questão de perspectiva? 5. **Filosofia Política:**    - Qual é a melhor forma de governo? Quais são os fundamentos da justiça social? 6. **Filosofia da Linguagem:**    - Qual é a relação entre palavras e o mundo real? Como a linguagem molda nosso pensamento? 7. **Estética Avançada:**    - Existe uma definição objetiva de arte? O que torna algo uma obra de arte? 8. **Filosofia da Ciência:**    - Qual é a natureza da explicação científica? A ciência pode realment

Questões Filosóficas. Parte 1.

Questões Filosóficas. Parte 1. Vida e Propósito: 1-Qual você acha que é o propósito da vida? É algo que todos compartilhamos ou é algo pessoal? Universo e Realidade: 2-O que você acredita ser a natureza fundamental do universo? Ele é material, mental, espiritual ou algo completamente diferente? Deus e Espiritualidade: 3-Qual é a sua visão sobre Deus ou o divino? Você acredita que existe uma força maior ou uma energia transcendente? Morte e Existência Após a Morte: 4-O que você acha que acontece após a morte? Existe alguma forma de vida ou consciência além do nosso tempo na Terra? Trabalho e Realização: 5-Qual é a relação entre trabalho e realização pessoal? O trabalho deve ser uma expressão de quem somos ou apenas um meio de subsistência? Amor e Relacionamentos: 6-O que significa amar alguém? É possível definir o amor ou ele é algo que transcende palavras? Estética e Arte: 7-O que torna algo bonito? A beleza é subjetiva ou existem padrões objetivos para a estética? Ética e Moralidade: